Dia do Orgulho Autista – 18 junho

Hoje (18/06) se comemora em todo o mundo o Dia do Orgulho Autista e para celebrar a data a Associação de Apoio a Pais e Autistas de Araxá – A&+ programou uma live com os jovens autistas Janaína Sguerri, Wadrian Alefe e Ana Laura Paiva, que debaterão sobre suas experiências e dificuldades de inclusão, numa sociedade que ainda não conhece a realidade dos portadores do Transtorno do Espectro Autista – TEA e pelo Movimento Orgulho Autista Brasil – Moab.

A live terá também a participação do psicólogo Pedro Afonso Pereira, acompanhante terapêntico de crianças e adolescentes, da educadora especial inclusiva Polyana Amaral, e da mediadora Viviane Guimarães. 

O 18 de junho foi instituído para esclarecer a sociedade sobre as características únicas das pessoas diagnosticadas com algum grau do Transtorno do Espectro Autista e busca normalizar a neurodiversidade, ou seja, o reconhecimento de que o funcionamento cerebral de algumas pessoas é diferente do que é considerado típico.

ORGULHO

Ana Laura Alves de Paiva, jovem autista de 19 anos, descreve a importância de se comemorar a data:

“O Dia do Orgulho Autista é um dia importante e necessário para a sociedade como um todo. É um dia onde as vivências, desafios e conquistas das pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista) são capazes de alcançar maiores proporções. É mais uma oportunidade de mostrar que ser uma pessoa autista não significa ser menos capaz que os outros, não significa ser sem sentimentos, não significa ser estranho e não nos faz menos merecedores de respeito. E eu, Ana Laura, aprendi ao longo dos anos pós diagnóstico, que não é fácil lidar com a falta de inclusão e o preconceito, mas ter orgulho de ser autista me ajudou e ajuda até hoje a superar meus desafios.”

A live acontece neste sábado, dia 19, às 17h30, pelo Instagram @aemaisautismo. 

Next Post

Boletim Epidemiológico desta sexta-feira, dia 18 de junho.

sex jun 18 , 2021
Boletim Epidemiológico desta sexta-feira, dia 18 de junho. A Secretaria Municipal de Saúde informa que um óbito foi registrado nesta sexta-feira. Trata-se de uma mulher de 72 anos.