A Prefeitura retoma, na próxima terça-feira, na Unisa, a aplicação da 1ª dose para pessoas com comorbidades, incluindo grávidas e puérperas; portadores de síndrome de down e de deficiência permanente (com ou sem BPC) a partir de 18 anos.
Esta fase ocorre exclusivamente na Unisa e a Secretaria Municipal de Saúde espera concluir a vacinação deste grupo
Os portadores de comorbidades devem levar no momento da vacinação a cópia (xerox) dos seguintes documentos: CPF, RG, Comprovante de Residência, Cartão de SUS (se tiver) e a declaração legível do médico, emitida em 2021, comprovando a condição clínica.
Deficientes permanentes contemplados pelo Benefício de Prestação Continuada (BPC) também devem levar cópia (xerox) do cartão BPC.
Para obter a declaração, os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) devem procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima ou o médico de sua preferência (seja da rede pública ou privada).
Falso atestado é crime
A emissão de apresentação de falso atestado configura crimes de falsidade ideológica e falsificação de documento, podendo resultar em pena de dois a cinco anos de prisão. O médico responsável pelo documento pode responder de forma penal e até mesmo perder o registro profissional. A lista completa de comorbidades está disponível no site Araxá Vacina (www.araxavacina.com.br