O Programa Agente de Turismo Rural, do Sistema FAEMG/SENAR/INAES, está sendo fundamental para o desenvolvimento do projeto de retomada do setor na região de Araxá e Tapira. A constatação é da presidente do Conselho Municipal de Turismo de Araxá (COMTUR), Maricell Barros Hussein, que integra o grupo de 11 participantes do programa.
“Nós temos um projeto amplo de retomada do turismo, em seus diversos segmentos, como eventos, aventura, entre outros. No turismo rural, o programa é muito rico e está contribuindo para a orientação das nossas diretrizes. A expectativa é criar vários circuitos: do queijo, da cachaça, dos doces. Estamos levando este conhecimento para dentro do Conselho e vamos trabalhar para que Araxá volte a ser uma cidade turística”, explica. Na sua opinião, o turismo rural ganhou força na pandemia, com o público buscando o lazer em áreas abertas e sem aglomeração.
O programa tem seis módulos presenciais e, neste mês, abordou o tema “Condução de Visitantes”. Além do conteúdo teórico, os alunos visitaram quatro propriedades, aplicando na prática as técnicas aprendidas, desde a preparação e classificação das trilhas até a condução dos turistas. “O grupo é muito forte e participou intensamente das atividades. Estou confiante que vai trazer resultado positivo para o desenvolvimento do turismo rural na região. Inclusive, nós implantamos duas novas trilhas, uma em Araxá e outra em Tapira, dentro da metodologia do programa”, explicou o instrutor Fábio Morais Hosken.
O próximo módulo será “Roteirização turística”, entre os dias 7 a 11 de junho. O programa Agente de Turismo Rural está sendo promovido em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Araxá, Prefeitura Municipal, Sebrae e Associação Comercial, Industrial, de Turismo, Serviços e Agronegócio de Araxá (ACIA). O cronograma termina em agosto.
“Nossa região tem muito potencial, com propriedades a serem exploradas e produtos para comercialização. E o programa está fazendo muito bem o seu papel de instruir e capacitar os participantes. As propriedades vão ficar preparadas, depois precisaremos do apoio do município para a atração dos turistas”, Dalva de Oliveira Lima, proprietária do Sítio Real Araxá e participante do programa.
“Percebemos que, a cada módulo, aumenta o compromisso do grupo em se preparar nesta retomada do turismo. Isso é muito positivo, pois mostra que o programa vai ao encontro das necessidades e expectativas dos participantes”, Caio Oliveira, gerente regional do Sistema FAEMG/SENAR/INAES.