A Semana Santa, assim considerada pela tradição religiosa, integra o calendário de feriados nacionais. Nesse sentido, a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) realizou no período de 31 de março a 04 de abril de 2021, a OPERAÇÃO SEMANA SANTA 2021, objetivando o enfrentamento à criminalidade, através do desenvolvimento de ações educativas, preventivas e de repressão qualificada.
Deste modo, a Operação Semana Santa 2021 foi desencadeada nos 12 municípios da área de abrangência do 37º Batalhão de Polícia Militar (37º BPM/ 5ª RPM), sendo intensificadas:
– as ações e operações de polícia ostensiva de preservação da ordem pública e cumprimento de mandados de busca e apreensão, visando prevenir ocorrências de crimes violentos, posse/porte ilegal de armas, crimes contra o patrimônio, especialmente os arrombamentos a residências, estabelecimentos comerciais e instituições financeiras;
– operações nos perímetros urbanos e rurais, com prioridade para as localidades que atraem maior fluxo de turistas;
– operações blitizen de trânsito e Operação LEI SECA, sendo privilegiados os aspectos preventivos e educativos, com abordagem dos veículos para fiscalização e adoção das medidas cabíveis aos casos de infrações de trânsito detectadas, bem como de pessoas em atitudes suspeitas, visando reduzir o número de acidentes com vítimas fatais e não fatais e as oportunidades para a eclosão de delitos.
– ações de apoio aos municípios e às autoridades sanitárias, quanto ao cumprimento das medidas de enfrentamento ao COVID-19, principalmente na orientação quanto ao uso de máscaras de proteção e respeito às medidas sanitárias.
A Operação contou com o efetivo operacional e administrativo do 37º BPM e com o apoio da Polícia de Meio Ambiente e Polícia Rodoviária Estadual. Além dos resultados preventivos, foram obtidos os seguintes resultados operacionais