Uma das principais incentivadoras das ações do Setembro Amarelo em Araxá recebeu uma justa homenagem do vereador Raphael Rios. Ligia Souza foi indicada por Raphael, ainda em 2020, para receber a Medalha Leonilda Montandon, em reconhecimento ao seu trabalho dedicado às famílias que vivem a dor da perda de entes queridos em decorrência do suicídio.
Devido à Pandemia da Covid-19, a solenidade de entrega da medalha às homenageadas, que acontece em março em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, foi cancelada em 2020.
Raphael entregou a medalha no Gabinete da Presidência na última sexta (26), com a presença de Lígia, sua filha Mariana de Souza Silva e do amigo da família, Alonso Barcelos Costa.
Ligia falou da emoção em ser homenageada com a mais alta honraria destinada às mulheres de Araxá. “O reconhecimento por esse trabalho, que é conduzido pelo meu coração para amenizar a dor do próximo sem nenhuma expectativa de retorno, é muito gratificante”, afirma.
Ela destaca que a iniciativa contribui para a cura da sua própria dor e foi abraçada pelo vereador Raphael e sua equipe. “Ressalto que essa medalha não é só minha, mas de todos que direta ou indiretamente fizeram e fazem parte do Setembro Amarelo em Araxá e do Grupo Reaprendendo a Viver, que tem sido um alicerce para várias pessoas. Muito obrigada Raphael!”.
Raphael reforça a importância de reconhecer pessoas como Ligia, que fazem de suas histórias de vida, um exemplo para os demais.
Breve histórico da vida da indicada:
Lígia Souza é mãe de Mariana de Souza Silva e João Márcio de Souza Silva (em memória) e foi a grande incentivadora do início das ações do Setembro Amarelo em Araxá. Um mês dedicado à valorização da vida e prevenção ao suicídio no município. Após lutar pela vida de seu filho, João Márcio de Souza Silva, e perdê-lo em 2011, Lígia passou a trabalhar para evitar o mesmo sofrimento em outras famílias. Mesmo na dor, Ligia encontrou forças e hoje vê empresas, órgãos públicos e profissionais engajados na causa.
Em 2016, Lígia tentou promover ações de combate ao suicídio, mas não recebeu nenhum apoio. Em 2017, viu sua iniciativa ser abraçada pelo vereador Raphael Rios e equipe. Instituído através da Lei Municipal 7.197/2017, o dia 10 de setembro é o “Dia de Combate e Prevenção ao Suicídio” em Araxá.
As ações do Setembro Amarelo que salvam vidas contribuem para Lígia conviver com a saudade do filho e acreditar que tudo o que viveu não foi em vão.
A maior conquista é a retomada da vida daqueles que conseguem sair do processo depressivo e trilhar novos rumos em suas vidas.
Lígia também é a idealizadora do grupo “Reaprendendo a Viver”, que auxilia mães que perderam seus filhos a superarem a dor. As reuniões são a referência para quem precisa de amparo e uma palavra amiga.
Lígia encontrou um recomeço após a dor implacável da perda, e decidiu dar um novo sentido em sua própria existência. Essa iniciativa faz dela uma mulher referência para todos nós, não apenas porque doa seu tempo para ajudar a curar a dor do próximo, mas porque nos prova
que é possível recomeçar todos os dias com a fé de que para dias melhores, precisamos nos reinventar através do amor.