Evento informou a população sobre os objetivos do projeto e suas características
Reforçando seu compromisso de transparência e diálogo aberto com a comunidade, a CBMM realizou ontem, 09 de dezembro, audiência pública sobre a EDR9 (Estruturas de Disposição de Rejeitos 9 – sistema formado por barragem e pilhas) – que será implantada no parque industrial da Companhia, em sua sede em Araxá, Minas Gerais.
O objetivo foi apresentar à população a EDR9, suas características e sua inserção na comunidade local. O evento teve um formato híbrido, com possibilidade de participação presencial e virtual e os participantes puderam esclarecer dúvidas sobre o empreendimento e sua execução.
O Projeto, que teve seu pedido de licenciamento ambiental protocolado em 18 de maio de 2020, está sob análise da Superintendência de Projetos Prioritários – SUPPRI, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Semad) de Minas Gerais.
A nova instalação é fundamental para a continuidade das operações do complexo, uma vez que as estruturas existentes hoje, com essa finalidade, têm projeção de atingir suas capacidades máximas até 2027. Além disto, o projeto está em linha com o movimento de expansão da CBMM, fazendo frente ao aumento da demanda por produtos de nióbio no mercado nacional e internacional.
Assim como as demais estruturas da Companhia, a EDR9 segue os mais rigorosos padrões de segurança e representa um investimento inicial de cerca de R$ 1,7 bilhão.
No intuito de garantir processos seguros e sustentáveis, a CBMM adota as melhores práticas de engenharia e as melhores tecnologias disponíveis, desde a elaboração dos projetos até a construção, monitoramento e fechamento de suas estruturas. No caso da EDR9, as tecnologias utilizadas envolverão a disposição a seco em pilhas e o espessamento, permitindo reduzir cerca de 40% do volume depositado em barragem quando comparado ao método convencional de disposição.
A implementação da EDR9 contará com diversos programas socioambientais que visam a potencialização dos impactos positivos e o controle, mitigação ou compensação dos impactos negativos.