No dia 19 de novembro comemora-se o aniversário da Bandeira Nacional, projetada em 1889 por Raimundo Teixeira Mendes, auxiliado por Miguel Lemos, com desenho de Décio Vilares, como símbolo exponencial da Pátria.
No dia 19 de novembro, como parte dos eventos comemorativos do Dia da Bandeira, a Bandeira Nacional é hasteada em ato solene às doze horas (meio-dia), de acordo com o cerimonial do Ministério da Defesa ou com os cerimoniais específicos de cada Força Armada, conforme o caso.
A Polícia Militar de Minas Gerais reconhece a importância da realização desse evento que deve ser celebrado, mesmo diante do momento atual da pandemia do Coronavírus (COVID-19), resguardadas as devidas recomendações previstas nas normas referenciadas.
Reafirmando sua tradição de amor, respeito e patriotismo, foi realizada às 12 horas do dia 19 de novembro de 2020, no pátio do 37º Batalhão de Polícia Militar em Araxá/MG a solenidade especial de culto à Bandeira Nacional. O evento contou com a presença de Policiais Militares e servidores civis do 37ºBPM.
Inicialmente foram hasteadas as bandeiras do Brasil e de Minas Gerais ao som do Hino Nacional e, em seguida foi lida a mensagem do Comandante Geral da PMMG alusiva ao Dia da Bandeira. Durante a solenidade foi realizada a incineração das bandeiras nacionais inservíveis, momento em que o efetivo militar e civis presentes, prestaram sua homenagem a um dos mais conhecidos e respeitados símbolos nacionais.
O evento se encerrou com a execução do Hino à Bandeira, com letra de Olavo Bilac e música de Francisco Braga.
Também, nas demais cidades que compõem o 37ºBPM, foi hasteada às 8 horas do dia 19 de novembro, a Bandeira Nacional.
Assessoria de Comunicação Organizacional do 37º BPM