As medidas restritivas tomadas pelo Comitê Municipal de Enfrentamento à COVID-19 relacionadas ao fechamento temporário de bares e restaurantes visam à proteção da saúde das famílias araxaenses. Proteção à vida do cidadão.
O Comitê, mais uma vez, tomou uma decisão com base em orientações dos profissionais de saúde, com base em dados efetivos sobre o comportamento do vírus em nossa cidade, sua incidência e a curva de contágio.
Há duas semanas o Comitê se reuniu com o presidente do Sindicato Patronal dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares, empresário Mário Marques, informando a ele sobre relaxamento do setor com as medidas preventivas de combate ao Coronavírus. Na mesma reunião, o presidente garantiu a convocação de representantes dos setores para elaboração de um Plano de Contingência normatizando o funcionamento dos bares e restaurantes o qual, posteriormente, seria remetido ao Comitê.
Até a última reunião, em 14/10, não tínhamos recebido o Plano de Contingência. Além disso, considerando o aumento de ocupação nos leitos de UTI, atingido 70% da sua disponibilidade, afastamento de profissionais de saúde devido contaminação pelo vírus e a falta de profissionais no mercado para atender a demanda do sistema, o Comitê se viu obrigado tomar a medida de fechamento dos bares e restaurantes nos próximos 15 dias, prazo limite, podendo considerar a reabertura antes, caso a situação volte à normalidade.
A curva de contágio, em Araxá, está ascendente e somente o distanciamento social e as medidas de segurança (uso de máscara e higienização com álcool em gel) podem contribuir para redução do contágio coletivo.
Hoje, 16 de outubro, após publicação do Decreto Municipal, os responsáveis pela categoria entraram em contato a Secretaria de Saúde para informar que até segunda-feira, 26/10, apresentarão oficialmente o Plano de Contingência.
No mais, consideramos um absurdo e falta de respeito com o cidadão uma ação protetiva ser usada com finalidade eleitoreira.
Secretaria Municipal de Saúde
Comitê de Enfrentamento do COVID-19