A Inspetoria de Nova Ponte, após receber informações de colaboradores e informantes de possível traficância na cidade, iniciaram diligências para comprovar a veracidade dos fatos, juntamente com equipes da polícia militar de turno, sendo que no início do mês de outubro, foram feitas várias diligências, onde após acervo fotográfico e outros meios de investigações, pôde-se comprar a veracidade dos fatos.
Foi representado por pedido de Busca e Apreensão na residência alvo, onde segundo investigações, estava morando no local um casal oriundo da cidade de Uberlândia e mais cinco traficantes conhecidos da cidade de Nova Ponte.
Assim, nesta data após a emissão de Mandado de Busca e Apreensão emitido pelo Juízo de Nova Ponte, foi cumprido imediatamente o referido Mandado, sendo presos em flagrante, o casal oriundo de Nova Ponte, mais um traficante de Nova Ponte, e apreendidos, 17 papelotes de cocaína, 2 buchas de maconha, 2 pés de maconha, 3 aparelhos celulares e um montante de R$452,00.
Diligências continuaram no sentido de comprovar a traficância dos outros 4 suspeitos que já eram apontados na investigação, onde inclusive foram apreendidos vários documentos tais como comprovantes de depósito e documentos pessoais dos suspeitos.
À Polícia Militar, foi comandada pelo Ten. Roolemberg, de Perdizes, coordenada pelo Ten. Brandão de Nova Ponte, juntamente como os Sgtos. Domingues e Arthur, Cabos Monteiro e Valter e Soldados Moulay e Alexandro.
À Polícia Civil, foi chefiada pelo Delegado Regional de Araxá, Dr. Vitor Hugo Heisler coordenados pelo Delegado de Nova Ponte, Dr. Gabriel Dutra Trindade com os investigadores Luiz Fernando da Silva, Bruno Rodrigo de Medeiros, Brunno Peixoto Resende, e a Analista Renata Vieira Castro e Silva.